Alface (Lactuca sativa) é uma planta hortense, é utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a .C.. Originária do leste do mediterrâneo é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, com inúmeras variedades de folhas, cores formas, tamanhos e texturas.
PROPRIEDADES GERAIS DA ALFACE
A alface é uma folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A, Niacina, C e também os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro.
A vitamina A é um elemento importante para o bom funcionamento dos órgãos da visão, conserva a saúde da pele e das mucosas; A vitamina Niacina evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso; e a vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos. O Cálcio e o Fósforo são nutrientes minerais, e participam da formação dos ossos e dentes, ajudam na coagulação do sangue e na construção muscular, e o Ferro contribui para a formação do sangue.
Entre as muitas propriedades a alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia.
Indicações: Insônia, nervosismo, agitação, conjuntivite, reumatismo, problemas gastro-intestinais, gases.
Propriedades: Calmantes, sedativas, antiácida, anti-reumática, calmante do estômago, diurética, eupéptica, laxante (leve).
Partes usadas: Folhas, raízes e seiva.
Em casos de inflamação e inchaços, faz-se aplicações tópicas de cataplasmas quentes de alface.
USO TERAPÊUTICO:
A LACTUCINA contida na alface atua de maneira a evitar enfermidades nervosas.É um calmante de primeira ordem.
Insônia - basta tomar 1 xícara do suco liquidificado 30 minutos antes de deitar.
Suas sementes sofreram intensos melhoramentos genéticos até chegarmos nas variedades atuais. Há inúmeras variedades, de características diversas e que propiciam o cultivo o ano inteiro. As principais variedades agrupam-se em: Alface Crespa; Lisa; Americana; e Mimosa de cores verde e roxa.
Caracteriza-se por cor verde, não muito escura, e em suas folhas extremidades muito onduladas, dando um aspecto "crespo" as folhas. Geralmente, é a mais consumida, e mais conhecida.
ALFACE LISA: Variedade "Elisa"
Já a alface lisa, caracteriza-se por sua folha verde, e sem ondulações, dando um aspecto "liso" a folha. Geralmente, a segunda mais consumida.
ALFACE AMERICANA: Já a alface americana, possuimos diversas variedades de sementes. A da foto abaixo é a variedade "Rafaela", apropriada quando se deseja que se forme a "cabeça". Também são cultivadas as variedades, "Lucy Brown", "Tayná" e "Robinson". A Lucy Brown, tem a folha mais verde escura, um pouco mais crespa, e sua cabeça não fexa tanto como a das outras variedades. Robinson e Tayná também formam cabeças. Geralmente a alface americana é mais encontrada na embalagem em bandeja.
ALFACE ROXA: variedade "mimosa"
De característica inconfundível, suas folhas roxas do tipo "mimosa" tem ondulações mais extensas que a da crespa, dando um aspecto mais suave.
COMO LAVAR A ALFACE?
(essa metodologia de lavagem também serve para demais hortaliças)
Ainda desconhecido por muitos, e por isso pouco utilizado, o hipoclorito de sódio, é um importante auxiliar para desinfecção dos alimentos. Ele é fundamental para a desinfecção de verduras e legumes. A solução feita à base desse produto é a única capaz de desinfetar, verdadeiramente, as folhas das saladas. O Hipoclorito de sódio nada mais é do que a Água Sanitária, ou Qboa.
A sugestão para a desinfecção e lavagem de verduras e hortaliças é lavagem com água corrente, e depois mergulhando as folhas alimentos por 15 a 20 minutos numa vasilha plástica contendo solução onde foi adicionado o Hipoclorito na água. Após este período, lavar novamente os alimentos em água corrente para eliminar o excesso da solução. A solução da vasilha, depois, poderá ser usada para desinfecção geral da pia e demais utensílios.
O Hipoclorito de Sódio mais fácil de se utilizar, é a água sanitária. Utiliza 01 COLHER DE SOPA PARA CADA LITRO DE ÁGUA.
Depois de lavadas, tempere ao seu gosto e está pronta!