Neste post, dedicaremos a citar sobre possíveis dificuldades e problemas enfrentados na produção das hortaliças que chegam até você consumidor.
Neste período de primavera, os maiores problemas são: chuvas fortes com vento, insetos, menor resistência (conserva-se por menos dias).
As chuvas fortes são características da primavera. Na produção, elas interferem rasgando as folhas, danificando a aparência das hortaliças, e as regiões da verdura que sofreram danos apodrecem facilmente (ficando com aparência escura).
Os insetos também tem seu auge na primavera. Neste período sua frequência aumenta. O besouro preto encontrado na alface com frequência, é uma consequência desse aumento, e eles vêm principalmente nas verduras danificadas pelas chuvas, e atacam principalmente as folhas mais rasteiras próximas ao solo, servindo de esconderijo e alimento. Porém, a presença desse besouro não é nociva, e ele não chega a destruir as partes verdes da planta. Por isso, não se assuste ao encontrar um desses em um pé de alface, e isso também é um sinal de que não são usados agrotóxicos ou defensivos para combater tais insetos.
A menor resistência das hortaliças quando acondicionado em geladeiras também ocorre na primavera. Isso se deve ao clima úmido e abafado que acontece com frequência tornando a planta mais sensível tendo sua resistência é afetada. As mudanças são mais perceptíveis no brócolis e na rúcula, que aconselhamos não armazenar, e consumir se possível até um dia após a compra. As hortaliças preferem uma irrigação no momento e na dose certa, ao invés da chuva intensa (dias nublados mudam a aparência deixando a planta frágil na colheita e embalagem, necessitando de mais cuidados).
Entretanto, apesar de qualquer dificuldade, para que a hortaliça chegue até você consumidor em perfeito estado, não poupamos mão de obra, cuidados necessários para ter a qualidade daos produtos Vitalidade em sua mesa.