Pesquisar este blog

domingo, 9 de agosto de 2009

Cenoura

Nesta postagem, nosso desejo é de expor as propriedades da cenoura. É uma raiz muito conhecida e apreciada, que é produzida pela Horta Vitalidade principalmente nas épocas mais propícias.


Um pouco da história de cenoura
A cenoura foi conhecida e apreciada pelos gregos e romanos e é uma raiz, tipicamente cor de laranja com uma textura lenhosa.
As cenouras são comidas cruas, inteiras, ou como parte de saladas, e são também cozidas em sopas e refogados. Também se pode fazer bolo de cenoura. A parte folhosa da planta não é comida na maioria das culturas, mas é comestível.
As cenouras, originalmente, apareciam com cores púrpura, branca e amarela. A cenoura laranja, que é hoje sinónimo de cenoura, foi desenvolvida na Holanda como tributo a Guilherme I de Orange ("orange" = "laranja") durante a luta holandesa de independência da Espanha, no século XVI.

Desde já é importante destacar que a cenoura não deve ser descascada, pois a parte mais nutritiva está justamente na casca. Portanto, somente a lavagem, e algumas raspadas já são suficientes.

PROPRIEDADES DA CENOURA
A cenoura é muito rica em betacaroteno (poderoso antioxidante e anticancerígeno), fonte de fibras, minerais (fósforo, potássio, cálcio e sódio) e vitaminas (A, B2, B3 e C).

A cenoura é uma grande fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas 100 gramas desse legume.
Essa vitamina contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas.

Além do seu teor vitamínico apresenta também uma grande riqueza em sais minerais: ferro (combate a anemia), cálcio (ossos e dentes), potássio, fósforo, níquel, cobre, iodo e manganês). Também apresenta um elevado teor de pectina (substância gelificante). Todos esses minerais são necessários ao bom equilíbrio do organismo. As vitaminas do Complexo B ajudam regular o sistema nervoso e digestivo.
Em contrapartida não é muito rica em glúcidos daí poder ser consumida em dietas de emagrecimento.
Crua, ralada e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores; seu suco ou caldo concentrado de seu cozimento adicionado ao mel ou suco de limão é ótimo para curar bronquite; é indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite.
A cenoura funciona como laxante, sendo que seu suco combate a prisão de ventre, favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bile, ajuda na cura da icterícia, além de ser um bom remédio para as enfermidades dos brônquios e pulmões.



Este tão belo quanto nutritivo alimento deve ser raspado e não descascado e seguidamente salpicado com sumo de limão de forma a evitar a sua oxidação.
A cenoura é um dos legumes que se conserva por longo tempo, e seu sabor, levemente adocicado, combina com inúmeros outros alimentos, podendo ser preparada sob forma de sopas, saladas, cremes, suflês ou doces.


Beber um copo de sumo de cenoura diariamente vai contribuir também para que a pele adquira uma tonalidade bonita e bronzeie mais facilmente.

Nem só a raiz apresenta propriedades medicinais, a suas folhas esmagadas servem para curar feridas podendo ser aplicadas com mel, sendo também muito agradáveis quando consumidas em sopas de legumes.

As sementes além de serem um bom aperitivo também podem ser utilizadas no combate aos parasitas intestinais, fazendo uma infusão de algumas gramas (15 gramas) num litro de água e ingerindo o líquido obtido após a decocção pelo menos de manhã e à noite.
Uma grama de sementes moída e misturada com mel, tomada 3 a 4 vezes por dia ajudam no combate dos cálculos renais.
Sendo uma dádiva da natureza a sua ingestão em nada contribui para danificar o organismo, muito pelo contrário é um grande aliado no combate às infecções, contribui deste modo para funcionamento harmonioso.

Por ser tão nutritiva recomenda-se que seja ingerida pelo menos três vezes por semana.
A cenoura quando conservada em geladeira pode permanecer em boas condições por 1 a 2 semanas e seu período de safra é de julho a janeiro.


COMO CONSUMIR

Pode ser consumida em saladas (crua ou cozida), na forma de bolo, pão, purê, suflê, creme, doce ou suco. Ao preparar a cenoura, não é preciso descascá-las; basta raspar a superfície com uma faca. Ao cozinhá-la, utilize apenas o tempo necessário para deixá-la macia mas crocante; assim se conservam o sabor e os nutrientes.
Quando a cenoura congelada for utilizada na forma crua, deve-se fazer o descongelamento lento na parte de baixo da geladeira. Quando for utilizada cozida, o descongelamento pode ser rápido, direto ao fogo.

RECEITAS

Suco de Cenoura com Maracujá

Ingrediente:
3 cenouras médias
4 maracujás médios


2 litros de agua
açúcar e gelo a gosto
Modo de fazer;
Descasque a cenoura e pique-a em cubinhos
l Coloque a polpa (com sementes) do maracujá no liquidificador com a cenoura picada e o açúcar. Acrescente a água aos poucos
l Liquidifique, coe e sirva gelado.
Rendimento: 10 copos de 200 mil
Tempo de preparo: 10 minutos.

Farofa de Cenoura

A farofa é uma receita bastante simples, no entanto é aconselhável ter um ralador.
Somente lave bem as cenouras, e rale-as.
Misture farofa temperada a gosto, de qualquer sabor.
É uma receita muito simples e muito saborosa.



Nenhum comentário: