Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Brócolis

O que é o brócolis?

O brócolis é uma hortaliça de inflorescência (que produz flores), originária da região do Mediterrâneo, pertencente à família Brassicácea, assim como a couve-comum, a couve-flor, o repolho, a mostarda, o rabanete e o agrião. (Fonte: Embrapa Hortaliças).
Há dois tipos de brócolis no mercado: o ramoso mais tradicional e o formador de cabeça única. O de cabeça única pode apresentar botões com coloração superior arroxeada, e é comercializado em unidades, como a couve-flor. Ele deve apresentar cabeças de cor verde escura, firmes, compactas, com granulação fina e sem sinais de murcha. Já o brócolis do tipo ramoso é comercializado em maços, que incluem os talos e as folhas, além dos botões florais, que também pode em algumas flores apresentar coloração arroxeada.


Nutrientes encontrados: O brócolis é uma hortaliça com poucas calorias, sendo recomendável em regimes de emagrecimento. Possui considerável teor de vitamina C. Seu teor de vitamina A é elevado quando comparado ao repolho e a couve-flor, mas inferior ao da couve-folha. Também é fonte de fósforo, ferro,cálcio e fibras. Os teores de cálcio são próximos ao do espinagre, com a vantagem de serem mais digestíveis no caso do brócoli.
Além disso, uma xícara de brócolis contém 130 mg de cálcio, 1,2 mg de ferro e 5 g de proteínas. Como essa quantidade de brócolis cozido também contém 2,5 g de fibras e de laxativos naturais, este legume é recomendado para prevenir prisão de ventre.

Anticancerígero: Uma das razões de o brócolis ser tão saudável, são as propriedades anticancerígenas e outros nutrientes que discutiremos depois nas propriedades fitoquímicas que também combatem outras doenças. Estudos recentes relataram que o brócolis contém um elemento químico (fitoquímico) que impede o desenvolvimento da bactéria H Pylori. Helicobacter pylori (H Pylori) é a causa principal de gastrite e úlcera estomacal. Estudos têm mostrado uma correlação entre repetidos ataques de H Pylori com o câncer no estômago. A H Pylori tem provado ser uma variedade muito obstinada de bactéria como alguns de nós devem saber depois de múltiplas dosagens de antibióticos durante o período de infecção recorrente. Os fitoquímicos encontrados no brócolis, de acordo com esses estudos, têm demonstrado inibir o desenvolvimento, em culturas de células humanas e de ratos, até de variedades da bactéria resistentes a antibióticos. Os fitoquímicos são compostos (não-nutrientes) encontrados em plantas que têm atividade biológica no corpo humano. Afinal de contas, plantas estão no planeta há muito mais tempo que nós. Esses compostos têm desempenhado um papel na sua sobrevivência e o desempenham em nossa sobrevivência também. Brócolis contém alguns fitoquímicos e o mais conhecidos são Sulforafano e Indoles. Brócolis também contém outros tipos de fitoquímicos também conhecidos por terem ou capacidades de proteção contra o câncer, ou propriedades de produção de enzimas que destroem células cancerígenas. Sulforafano é o principal fitoquímico descoberto que elimina a H Pylori. (fonte: Copacabana Runners Corrida e Saúde)

Ao longo dos últimos 20 anos, diversos estudos revelaram que o índice de incidência do câncer do cólon, das mamas, do colo do útero, dos pulmões, da próstata, do esôfago, da laringe e da bexiga entre as pessoas que comem grandes quantidades de brócolis é significativamente reduzido.
Algumas substâncias presentes no brócolis bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores, enquanto outras inibem o crescimento destes, ou fomentam a ação de enzimas protetoras. O brócolis também tem um alto teor de bioflavonóides e outros antioxidantes. Essas substâncias protegem as células contra as mutações e os danos provocados por moléculas instáveis. (fonte: Site Médico)

Vitaminas: Agora, caso tudo isso ainda não seja suficiente, brócolis também contém grande quantidade de Vitamina C, e levando-se em consideração o peso contém mais vitamina C do que a laranja (1 xícara de brócolis tem quase o dobro de vitamina C do que uma laranja). Brócolis também contém Vitamina A, folacin, potássio, cálcio e 5 gramas de fibras alimentares por xícara.


Dicas de como consumir:
*O brócolis pode ser consumido cru em salada quando muito tenro, ou cozido em salada, sopa, suflês, bolos e refogados. O cozimento deve ser feito em vapor ou em panela tampada com pouca água, pelo menor tempo possível. O cozimento em excesso leva à perda de nutrientes e prejudica a textura, e também provoca um cheiro desagradável, que lembra o do repolho, que vem dos vapores de enxofre liberados.
* Apesar da inflorescência ser a parte mais nutritiva as folhas e talos também podem ser consumidas.
* Para uniformizar o cozimento do talo e dos botões florais deve-se fazer um corte em forma de cruz na base dos talos.

Brócolis é um tipo de alimento que nos abastece sem nos encher. Coma-o com um ótimo prato de baixa caloria, ou o adicione às saladas. Coma brócolis preparado no vapor colocando um pouco limão e um toque de queijo ralado, galinha em cubos e alho. Adicione brócolis aos pratos de massas juntamente com alguns outros vegetais, e você os verá ficarem mais apetitosos (podemos até diminuir a porção de massa e ainda assim ter um prato grande).


Receitas:
Brócolis ao Molho Branco

-3 colheres de sopa de farinha de trigo
-2 copos (200ml) de leite integral
- 1 maço de brócolis
-1/2 cebola cortada
-1 dente de alho
-queijo a gosto

Modo de Preparo

Coloque a farinha de trigo numa tigela junto com o leite e
dissolva, frite a cebola e o alho e coloque a farinha e o leite.
Deixe engrossar em fogo alto, cozinhe o brocoli e coloque numa
travessa com o molho branco em cima. Sirva quente.

________
Bolinhos de brócolis
Tempo de preparo: 30min

* Ingredientes
* 2 xícaras de talos de brócolis cozidos
* 2 ovos
* 1 cebola média picada
* 1 colher de chá de sal
* 6 colheres de sopa de farinha de trigo
* Tabela de conversão de medidasImprimir lista de compras

* Modo de Preparo

1. Bata no liquidificados os talos e os ovos
2. Misture aos outros ingredientes em uma tigela
3. Frite em pequenas porções (do tamanho de uma colher) em óleo quente

Fontes: http://tudogostoso.uol.com.br/busca.php?q=Br%F3colis&busca=0
http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Massas/0,,REC36672-7775-41+MARRAGONOFF+DE+FRANGO+AO+BROCOLIS,00.html
________
Fontes: http://www.copacabanarunners.net/brocolis.html
http://www2.correioweb.com.br/hotsites/alimentos/brocoli/alimentos.htm
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=419

Por isso, consuma Brócolis Vitalidade!

Nenhum comentário: