Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Couve-Folha



A couve de folha ou couve manteiga é uma hortaliça originada da costa do Mediterrâneo e pertence à família das Brássicas, assim como o repolho, o brócolis, a couve-flor e o rabanete.

A couve-folha, tem suas propriedades desconhecidas pelos consumidores, e percebe-se verificando que sua venda menor do que as outras hortaliças folhosas. No entanto poucos sabem que a couve, é uma das verduras que mais contém nutrientes.
A couve de folha é muito rica em nutrientes, especialmente cálcio, ferro, vitaminas A,C, K e B5. É escassa em calorias, mas satisfaz muito bem a sensação de apetite, portanto, pode ser aproveitada em regimes para obesos.
Poucos sabem da sua eficácia no combate à gastrite, e outros problemas relacionados ao estômago, como indigestão e úlceras gástricas: Com uma folha de couve, e um copo de água (aprox. 250mL) , bata bem no liquidificador e depois coloque o suco de meia laranja, e tome em jejum todos os dias.Essa dica serve para combater esses problemas de estômago, além de ajudar no bom funcionamento do intestino, por ser rica em fibras.

A couve - como outros membros da família dos repolhos - é excelente fonte de vitamina C e beta-caroteno, que o corpo humano transforma em vitamina A. De fato, uma xícara de couve contém o dobro das necessidades diárias desses nutrientes. Outros nutrientes encontrados numa xícara de couve são 5mg de vitamina E, 30 mcg (microgramas) de folato, 135 mg de cálcio, 2 mg de ferro e 450 mg de potássio. Também fornece mais de 1g de fibras com apenas 50 calorias, o que torna a couve um alimento muito nutritivo, altamente recomendado para quem se preocupa com o peso.
Além disso, a couve contém mais ferro e cálcio que quase qualquer outra verdura; seu alto teor de vitamina C aumenta a capacidade de absorção destes minerais pelo organismo. Servir couve com molho de limão ou com outras frutas cítricas na mesma refeição acelera a absorção de ferro e cálcio. Os bioflavonóides, carotenóides e outros componentes que combatem o câncer estão presentes em grande quantidade na couve. Ela também contém indóis, compostos que podem diminuir o potencial cancerígeno do estrogênio e induzir a produção de enzimas que protegem contra doenças.

COMO CONSERVAR
A couve é uma hortaliça que se conserva por pouco tempo, murchando e amarelecendo rapidamente. Em condição ambiente, deve ser mantida com os talos dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco de plástico aberto, em local bem fresco, por até um dia. Quando conservada em geladeira, inteira ou picada, deve ser mantida em saco de plástico fechado ou em vasilha de plástico tampada, conservando-se por até uma semana, quando inteira ou por três dias, quando picada.
A couve pode ser congelada. Para tanto, deve ser picada fina e colocada em saco de plástico do qual deve se retirar a maior quantidade possível de ar.

COMO CONSUMIR
A couve pode ser consumida crua, na elaboração de saladas e sucos, refogada ou como ingrediente de sopas, farofas e cozidos.
Lave as folhas uma por uma em água corrente. Se for consumir as folhas cruas é necessário deixá-las de molho em solução de água sanitária por 30 minutos na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água filtrada. Em seguida, enxágüe-as com água filtrada. A solução de água sanitária não deverá ser reutilizada. A água sanitária ou o vinagre não retiram resíduos de agrotóxicos, mas são importantes para eliminar microorganismos que possam causar doenças.
A couve pode ser picada fina ou rasgada na preparação de cozidos. Deve-se cozinhá-la preferencialmente no vapor, utilizando-se uma panela própria ou ainda uma peneira sobre a panela com água fervente, colocando-se uma tampa sobre a peneira para acelerar e uniformizar o cozimento. Tanto ao refogar como ao cozinhar a couve, deve-se evitar deixá-la muito tempo no fogo, pois fica escura e com o sabor ruim.
Quando congelada, a couve não se presta para consumo na forma crua, devendo ser usada somente em pratos cozidos. O descongelamento é feito ao fogo, durante o processo de preparo.
Como já citado antes, o suco de couve com um pouco de suco de laranja é o melhor remédio para ajudar o estômago!

DICAS de como usar a couve-folha:
*Experimente comer a couve refogada como recheio de sanduíche, com pão tipo francês.
*Prefira o consumo da couve crua, pois o cozimento resulta em perda de parte das vitaminas
* A couve para congelamento deve ser picada e não rasgada.
*Servir couve com molho de limão ou com outras frutas cítricas na mesma refeição acelera a absorção de ferro e cálcio.

RECEITAS com couve-folha:
Farofa mineira
Ingredientes
*1 maço de couve
*200 g de lingüiça de porco picada em pedaços pequenos
*2 ovos cozidos e picados
*Cheiro verde à gosto
*1 cebola média picada
*3 colheres (sopa) de toucinho defumado picado ou bacon
*Farinha de milho na quantidade desejada para deixar a farofa mais úmida ou mais seca
Modo de fazer
*Frite o toucinho defumado, junte a cebola, deixe dourar e reserve;
*Frite a lingüiça e reserve;
*Refogue a couve; junte o toucinho, a lingüiça, o cheiro verde e misture e tempere a gosto.
*Acrescente a quantidade de farinha necessária. Por último, coloque os ovos picados, misturando-os com cuidado.
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Sugestão: a farinha de milho pode ser substituída tota*ou em parte por farinha de mandioca.

Salada de Couve
Ingredientes:
*100 g de couve lavada e picada fininha
*2 tomates cortados em cubinhos
*1/2 xícara de cebola cortada em cubinhos
*1/2 dente de alho amassado ou picado
*suco de limão, azeite e sa*a gosto
Modo de fazer
*Coloque a couve, o tomate e a cebola numa vasilha e misture;
*Em outra vasilha, junte o alho, o sal, o suco de limão, o azeite e misture até dissolver o sal, jogue sobre os vegetais e misture bem.
Rendimento: 04 porções
Tempo de preparo: 13 minutos
Sugestão: Pode misturar outros vegetais

Consuma Couve-Folha Vitalidade!

6 comentários:

Unknown disse...

Este site tem sido muito importante para reeducação alimentar da minha família. Patrícia Guedes

Guilherme disse...

Obrigado por seu acompanhamento Patrícia! Aceitamos sugestões, críticas, dicas...

Anônimo disse...

couve folha e otimo e tem muitas vitaminas eu amo a minha familia todo como e sem contar tem muitas receitas difernte da pra variar amei esse site ajuda muito

Alisson Mendonça disse...

Quando tomei este ano suco de couve (bati so folhas de couve sem adicionar nenhuma outra fruta) minha dor da gastrite cessou imediatamente antes mesmo de acabar de tomar 1 copo so suco de couve. Agora faço uso quase que diario ja que tenho plantado em casa alguns pés de couve.

Unknown disse...

30/11/2014. por Benito Bifano.
MANTRA PODEROSO.
Para quebrar e se defender e evitar ,Ideias de suicídio.A Loucura. Mau olhado, trabalho de feitiçaria ( Magia negra ) ,Mandinga. maldição, Bruxaria ,Perseguição espiritual, Doenças que a Medicina não consegue curar, Separação de casais ,stress. Depressão, Insonia, Angustia,Vícios,Desastres, Acidentes,e outros.
----------------------------------------------------------------------------------------------
O método das Ferramenta de Ouro e um Mantra poderoso jamis visto na historia da humanidade. quem praticar de forma disciplinar para limpar os ambientes. vai ter Paz.Saúde. Harmonia, e felicidade.e Evolução.
Irradiação A. numero.01 fazê-la uma vez a cada inicio
------------------------------------------------------------------------------
Ao Astral Superior
Grande Foco! Força Criadora!
Nós sabemos que as leis que regem o Universo são naturais e imutáveis, e a elas tudo está sujeito.
Sabemos também que é pelo estudo, raciocínio e o sofrimento, derivado da luta contra os maus hábitos e as imperfeições, que o espírito se esclarece e alcança maior evolução.
Certos do que nos cabe fazer, e pondo em ação o nosso livre-arbítrio para o bem, irradiamos pensamentos aos Espíritos Superiores para que eles nos envolvam na sua luz e fluidos, fortificando-nos para o cumprimento dos nossos deveres.
(ESTA IRRADIAÇÃO NÚMERO UM-01, fazer apenas uma vez, em cada inicio).
..................................................................................................................
Irradiação B. numero. 02 fazê-la 07 a 10 minutos Repetitiva
--------------------------------------------------------------------------------------
Grande Foco! Vida do Universo!
Aqui estamos a irradiar pensamentos aos Espíritos Superiores para que eles nos envolvam na sua luz e fluidos, fortificando-nos para o cumprimento dos nossos deveres.
Devem ser feitas duas vezes ao dia, 7 da manha e 20 noite, ou em outros horários , só que de forma disciplinar, fazê-las sempre nos mesmos horários.
E para encerrar, fazer 03 irradiação numero 02, uma dirigida ao Astral Superior,outra dirigida ao Grande Foco, e outra dirigida aos dirigentes do movimento Espiritualista.
Vejam os videos já gravados, e assistam ás terças e quintas feiras ás 20 horas pela internet, o programa a CURA A DISTANCIA,com o prof. Benito Bifano. Espiritualista e Psicanalista e Psicoembríologo. Sensitivo, e só entrar no site abaixo
www.medicodaalma.com.br/programa.asp.
APOIO.
Espiritualismo Mundial Racional e Cientifico.
Benito Bifano- Presidente.
Universidade do Astral superior.
www.medicodaalma.com.br
www.emrec.com.br

Unknown disse...

Gostaria de saber onde encontro muda ou sementes desta couve-folha do talo roxo