Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de abril de 2008

O Almeirão



Originário da Europa Mediterrânea, o almeirão é uma hortaliça do tipo folha caracterizada pelo seu sabor amargo. A hortaliça é pertencente à família Asteraceae, a mesma da alface, chicória, dente-de-leão e serralha. Por esse motivo, o almeirão é muito parecido com a chicória, diferenciando-se apenas por possuir folhas mais alongadas, estreitas e recobertas por minúsculos "pêlos".
Como a maioria dos folhosos, o almeirão também é um vegetal de baixo teor calórico.
Quanto ao valor nutritivo é um alimento muito recomendado, pois contém minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro e vitaminas A, do Complexo B (B2 e Niacina), e ainda, em menor quantidade, vitamina C.

Os minerais são importantes, pois contribuem para a formação de ossos, dentes e sangue. A vitamina A é indispensável à visão, as vitaminas do Complexo B evitam problemas de pele e auxiliam no crescimento e, a vitamina C dá resistência aos tecidos e protege o organismo contra infecções.

Mesmo com todo seu valor nutritivo, o almeirão ainda não é muito comum na mesa do brasileiro.
Dicas de preparo e uso de almeirão: A hortaliça é consumida no preparo de saladas e pratos quentes, podendo substituir a couve, o espinafre e a chicória. Deve-se lavar e escorrer bem as folhas do almeirão antes de consumi-las.
Quando de boa qualidade, o almeirão deve apresentar folhas verdes, firmes e não muito sujas. Deve ser conservado em geladeira protegido com papel ou saco plástico, onde se conservará por 5 a 7 dias.

Você encontra Almeirão Vitalidade, em embalagens identificadas, com a qualidade que você confia!

Nenhum comentário: