Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Instalações e procedimentos

Para o plantio de hortaliças, contamos com duas áreas. Uma chácara localiza-se ao longo da avenida Nossa Senhora de Fátima e outra na linha Sanga Panambi, abaixo da Vila Industrial. Ao todo, totaliza-se uma área cultivável de aproximadamente 9 hectares, onde são distribuídas as culturas de verduras e legumes.
Durante o ano todo, produzimos as verduras do tipo "folhosas", que são a Alface, Rúcula, Almeirão, Brócolis e Couve-folha. Nas épocas adequadas, cultivamos também legumes, principalmente Cenoura, Beterraba, Pepino e Repolho.

Contamos com estufas, somando área coberta de aproximadamente 180m², onde sementes de qualidade são semeadas em bandejas adequadas com substrato dotado de nutrientes, é feita a irrigação e todo cuidado é tomado, para que quando seja transplantada aos canteiros esteja de porte adequado suportando os efeitos do tempo. (foto abaixo e ao lado)





Depois de respeitado e passado o tempo adequado para que as verduras tomem seu tamanho e idade de colheita ideal, elas são colhidas, e passam pelo processo da pré-lavagem, onde como o próprio nome diz, fazemos uma lavagem da hortaliça retirando a sujeira "mais grossa" e deixando a mesma na água tratada com hipoclorito de sódio.
Lembrando que ao prepará-los para consumo é necessário efetuar a lavagem dos mesmos. (Clicando aqui, encontrará algumas dicas de lavagem com hipoclorito de sódio)

Verduras "de maço" como almeirão, couve, rúcula e brócolis, são amarrados.
Já no caso da alface, lava-se em água com hipoclorito diluído, e empacota-se.

Se houver alguma dúvida de algum procedimento citado aqui, deixe como comentário que será respondido ali mesmo.

Nenhum comentário: