Pesquisar este blog

sábado, 13 de setembro de 2008

Alface ORGÂNICA e Hidropônica (não confunda!)

Você provavelmente já reparou em um Supermercado na seção de verduras e lá diz: "Produtos sem Agrotóxicos", ou "Produto Orgânico" em letras destacadas.
É aí onde se encontram os alimentos orgânicos frescos. Ao lado você poderá encontrar com grande probabilidade o chamado produto "hidropônico", e o produto hidropônico não é um produto orgânico!
Há diferenças entre o produto orgânico e o hidropônico!Aqui eu não quero fazer somente críticas à esse sistema de cultivo, mas sim revelar à você consumidor, coisas que você não sabe sobre esses produtos. Espero que não o ache extenso, e o leia até o fim, para esclarecer qualquer dúvida. (você pode clicar nas palavras que contém links que será direcionado para uma página explicando mais profundamente o assunto)

Primeiramente vamos esclarecer o que é um sistema hidropônico:
A hidroponia é uma técnica que está sendo utilizada comercialmente há poucos anos no Brasil. Os hidropônicos são alimentos produzidos em estufas (ambiente protegido), onde não há o uso do solo, e sim o uso de adubos químicos de fácil solubilidade em água.Na hidroponia, o alimento fica protegiso de geadas, tempestades e granizos, e isso garante ao produtor mais certeza de produtividade. As verduras são cultivadas dentro de tubos plásticos perfurados ou em recipientes com substrato e nutridas com a solução de água e adubos químicos. As raízes absorvem os nutrientes diretamente da solução que circula dentro dos tubos ou colocada no meio de cultivo do recipiente utilizado. As plantas hidropônicas, por serem cultivadas fora do solo, tornam-se mais propícias ao ataque de doenças, que muitas vezes surgem de maneira que não pode ser controlada, obrigando o produtor a usar agrotóxicos na tentativa de salvar sua produção. é Diferentemente do que acontece com os alimentos orgânicos, que são produzidos com o uso do solo equilibrado química, física e biologicamente, com boas condições para que a planta desenvolva bem e produza alimento sadio e sem resíduos tóxicos ( fonte: EMBRAPA, neste site)
Esta tecnologia foi desenvolvida pela indústria bélica norte-americana, com o intuito de fornecer aos soldados fontes de verduras frescas durante a guerra. Ela cumpriu com grande maestria sua função pois todo o sistema de produção era móvel, dispensando o solo e cultivado sob estufas. Como não há solo, é necessário que se utilize fertilizantes altamente solúveis em água para nutrir (fornecer os nutrientes para o desenvolvimento) a planta.
Ele não possui nenhum sistema de certificação que garanta a ausência de agrotóxicos.
(Foto de cultivo hidropônico)

2. Como se é o adubamento em hortaliças orgânicas (naturais):
Em hortaliças orgânicas, o adubamento é feito por meio de esterco orgânico curtido de animais. O esterco é incorporado à terra por meio de um implemento com trator, e a terra é deixada em pouso por alguns dias até o adubo ir liberando seus nutrientes para o solo (curtir completamente).Durante a decomposição da matéria orgânica, por ação microbiana, há formação de Húmus e os nutrientes (sais minerais contendo macro e micronutrientes) nela contidos são gradativamente postos em liberdade (de forma orgânica imobilizada para forma mineralizada) transformando-se em formas aproveitáveis pelas plantas.
Agora colocamos os seguintes questionamentos: existe algo mais natural que o solo, onde as plantas retiram naturalmente seus nutrientes? Como ter um sabor natural e original em uma hortaliça que não foi cultivada em solo?
O alimento orgânico, por um rigoroso sistema de certificação conforme a legislação brasileira. Desta forma há uma garantia ao consumidor, não apenas, da ausência de agrotóxicos, mas garante também que cumpre a legislação Brasileira, que não polui solos e água na produção, que respeita todas as leis ambientais do país e que não é um produto transgênico. É mais do que uma certificação, é a garantia de um produto de qualidade.

[fotos da Horta Vitalidade (orgânica)]

3. O GRANDE problema do acúmulo de nitrato em sistemas hidropônicos
O nitrato é um nutriente indispensável ao crescimento de vegetais e por isso os fertilizantes nitrogenados têm sido usados em doses cada vez maiores para aumentar a produção. Além de ser originado do fertilizante, o nitrato presente nos vegetais pode ser formado no substrato, pela mineralização ou nitrificação.
Quando o nitrato (NO³-) é absorvido em grande quantidade, a planta não consegue metabolizá-lo totalmente (para incorporá-lo a compostos orgânicos formando aminoácidos, proteínas e outros compostos nitrogenados) ficando acumulados nos tecidos (vacúolos da células). Quando nós ingerimos com os alimentos, o nitrato sofre uma reação química no trato digestivo , e pode ser reduzido a nitrito (NO²-). O nitrito vai entrando na corrente sangüínea oxida o ferro (Fe²+ ==> Fe³+) da hemoglobina, produzindo a metahemoglobina. Esta forma de hemaglobina é incapaz de transportar o Oxigênio para a respiração normal das células dos tecidos causando a chamada metahemoglobinemia.
Outro problema que é mais grave é que parte do nitrito pode acabar combinando com as aminas formando nitrosaminas, as quais são cancerígenas e mutagênicas.
Pesquisa recente conclui que o teor de nitrato nas folhas de alface é maior no cultivo hidropônico que no convencional, sendo que o cultivo orgânico apresenta a menor taxa de concentraçào de nitrato. Isto devido ao uso de fertilizantes com baixo teor de nitrogênio, como esterco bovino e vermicomposto. A pesquisa conduzida por pesquisadores do IAPAR (MIYAZAWA et. al., 2001) mostra que alfaces cultivadas em sistema hidropônico apresentam um teor de nitrato extremamente elevado: 70% das amostras tinham entre 6.000 a 12.000 mg/kg e apenas 3% das amostras tinham teor inferior a 3.000 mg/kg.
A adição de nitrato na solução nutritiva da alface hidropônica é essencial para o desenvolvimento da planta. Acontece que quantidades maiores de nitrato, tornam a hortaliça com aparência mais viçosa. Pelo fato de a aparência ser o fator mais importante na hora da compra, o consumidor pode se iludir ao adquirir o produto, que pode conter quantidades excessivas de nitratos armazenadas, pois não há um controle de órgão nenhum todos os dias na quantidade de nitrato que é usada no cultivo.
De acordo com a FAO ( Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), o índice de máxima ingestão diária admissível (IDA), de nitrato é de 5 mg/kg de peso vivo e, 0,2 mg/kg, para o nitrato. A ingestão admissível para uma pessoa de 70 kg seria de 350 mg de nitrato por dia. Assim, se considerarmos que quatro cabeças de alface pesam aproximadamente 1 kg e tem em média 160 folhas, concluí-se que uma pessoa de 70 kg comendo entre 4 e 9 folhas de alface hidropônica por dia, já estará atingindo a dose diária máxima de nitrato permitida. No caso de crianças, a quantidade de folhas ingeridas é proporcionalmente menor. Esta mesma pessoa poderia comer em média mais de 50 folhas de alface produzida no sistema orgânico, para atingir o mesmo nível de nitrato.
Em ambientes frios e com menor luminosidade, o acúmulo de nitrato se torna ainda maior. Dentro de estufas, como nas fotos de hidroponia acima, as condições de luminosidade estão baixas, e em nossa região oeste do Paraná, nas épocas frias, esse acúmulo de nitrato se torna maior, o que nos deve alertar um pouco mais além.
E outro fato a ser constatado é a Durabilidade das hortaliças: um teste> Pegue um pé de alface orgânica, e um hidropônico e deixe fora da geladeira. Repare que a alface hidropônica murcha mais facilmente (perde água), enquanto a orgânica que é formada mais ricamente por nutrientes permanece viçosa por mais tempo.

Por isso, consuma produtos que você tem qualidade e saúde garantida! Verduras orgânicas Vitalidade!