Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Alface



Alface (Lactuca sativa) é uma planta hortense, é utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a .C.. Originária do leste do mediterrâneo é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, com inúmeras variedades de folhas, cores formas, tamanhos e texturas.

PROPRIEDADES GERAIS DA ALFACE
A alface é uma folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A, Niacina, C e também os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro.
A vitamina A é um elemento importante para o bom funcionamento dos órgãos da visão, conserva a saúde da pele e das mucosas; A vitamina Niacina evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso; e a vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos. O Cálcio e o Fósforo são nutrientes minerais, e participam da formação dos ossos e dentes, ajudam na coagulação do sangue e na construção muscular, e o Ferro contribui para a formação do sangue.

Entre as muitas propriedades a alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia.

Indicações: Insônia, nervosismo, agitação, conjuntivite, reumatismo, problemas gastro-intestinais, gases.
Propriedades: Calmantes, sedativas, antiácida, anti-reumática, calmante do estômago, diurética, eupéptica, laxante (leve).
Partes usadas: Folhas, raízes e seiva.
Em casos de inflamação e inchaços, faz-se aplicações tópicas de cataplasmas quentes de alface.


USO TERAPÊUTICO:
A LACTUCINA contida na alface atua de maneira a evitar enfermidades nervosas.É um calmante de primeira ordem.
Insônia - basta tomar 1 xícara do suco liquidificado 30 minutos antes de deitar.

Suas sementes sofreram intensos melhoramentos genéticos até chegarmos nas variedades atuais. Há inúmeras variedades, de características diversas e que propiciam o cultivo o ano inteiro. As principais variedades agrupam-se em: Alface Crespa; Lisa; Americana; e Mimosa de cores verde e roxa.

A ALFACE CRESPA: variedade "Vera"

Caracteriza-se por cor verde, não muito escura, e em suas folhas extremidades muito onduladas, dando um aspecto "crespo" as folhas. Geralmente, é a mais consumida, e mais conhecida.

ALFACE LISA: Variedade "Elisa"


Já a alface lisa, caracteriza-se por sua folha verde, e sem ondulações, dando um aspecto "liso" a folha. Geralmente, a segunda mais consumida.

ALFACE AMERICANA: Já a alface americana, possuimos diversas variedades de sementes. A da foto abaixo é a variedade "Rafaela", apropriada quando se deseja que se forme a "cabeça". Também são cultivadas as variedades, "Lucy Brown", "Tayná" e "Robinson". A Lucy Brown, tem a folha mais verde escura, um pouco mais crespa, e sua cabeça não fexa tanto como a das outras variedades. Robinson e Tayná também formam cabeças. Geralmente a alface americana é mais encontrada na embalagem em bandeja.




ALFACE ROXA: variedade "mimosa"


De característica inconfundível, suas folhas roxas do tipo "mimosa" tem ondulações mais extensas que a da crespa, dando um aspecto mais suave.
COMO LAVAR A ALFACE?
(essa metodologia de lavagem também serve para demais hortaliças)
Ainda desconhecido por muitos, e por isso pouco utilizado, o hipoclorito de sódio, é um importante auxiliar para desinfecção dos alimentos. Ele é fundamental para a desinfecção de verduras e legumes. A solução feita à base desse produto é a única capaz de desinfetar, verdadeiramente, as folhas das saladas. O Hipoclorito de sódio nada mais é do que a Água Sanitária, ou Qboa.
A sugestão para a desinfecção e lavagem de verduras e hortaliças é lavagem com água corrente, e depois mergulhando as folhas alimentos por 15 a 20 minutos numa vasilha plástica contendo solução onde foi adicionado o Hipoclorito na água. Após este período, lavar novamente os alimentos em água corrente para eliminar o excesso da solução. A solução da vasilha, depois, poderá ser usada para desinfecção geral da pia e demais utensílios.
O Hipoclorito de Sódio mais fácil de se utilizar, é a água sanitária. Utiliza 01 COLHER DE SOPA PARA CADA LITRO DE ÁGUA.
Depois de lavadas, tempere ao seu gosto e está pronta!


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Instalações e procedimentos

Para o plantio de hortaliças, contamos com duas áreas. Uma chácara localiza-se ao longo da avenida Nossa Senhora de Fátima e outra na linha Sanga Panambi, abaixo da Vila Industrial. Ao todo, totaliza-se uma área cultivável de aproximadamente 9 hectares, onde são distribuídas as culturas de verduras e legumes.
Durante o ano todo, produzimos as verduras do tipo "folhosas", que são a Alface, Rúcula, Almeirão, Brócolis e Couve-folha. Nas épocas adequadas, cultivamos também legumes, principalmente Cenoura, Beterraba, Pepino e Repolho.

Contamos com estufas, somando área coberta de aproximadamente 180m², onde sementes de qualidade são semeadas em bandejas adequadas com substrato dotado de nutrientes, é feita a irrigação e todo cuidado é tomado, para que quando seja transplantada aos canteiros esteja de porte adequado suportando os efeitos do tempo. (foto abaixo e ao lado)





Depois de respeitado e passado o tempo adequado para que as verduras tomem seu tamanho e idade de colheita ideal, elas são colhidas, e passam pelo processo da pré-lavagem, onde como o próprio nome diz, fazemos uma lavagem da hortaliça retirando a sujeira "mais grossa" e deixando a mesma na água tratada com hipoclorito de sódio.
Lembrando que ao prepará-los para consumo é necessário efetuar a lavagem dos mesmos. (Clicando aqui, encontrará algumas dicas de lavagem com hipoclorito de sódio)

Verduras "de maço" como almeirão, couve, rúcula e brócolis, são amarrados.
Já no caso da alface, lava-se em água com hipoclorito diluído, e empacota-se.

Se houver alguma dúvida de algum procedimento citado aqui, deixe como comentário que será respondido ali mesmo.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Um pouco de história


Olá!
É com prazer que estamos inaugurando esse espaço, para informar nossos consumidores sobre nosso processo de produção, nossas hortaliças, vantagens do consumo, e curiosidades.

Como tudo começou...
Há 15 anos, o produtor José Marcílio Bessegato iniciou o plantio de hortaliças.
Passando por muitas dificuldades no princípio, superou-as, até que associou-se com seu irmão, José Antônio Bessegatto.
Criaram a marca "Vitalidade" de verduras e legumes, comercializando nos mercados de Toledo.
Ao final de todos esses anos, nos sentimos satisfeitos com os resultados de nossos esforços e dedicação. Toda a experiência adquirida, serve para produzirmos produtos cada vez mais saudáveis para você e toda sua família.
Esperamos que este blog sirva para o objetivo, e você encontre nele um bom espaço para informação.